É comum que muitas empresas tradicionais vejam a transformação digital, que já é um processo iminente no mercado, com certa suspeita, já que os conceitos de transformação digital e inovação são, frequentemente, colocados como contrários à tradição e ao legado.
O meio digital já está presente, ou ao menos nos planos da grande maioria das empresas no Brasil e no mundo, como aponta a pesquisa realizada pela Samba Digital, uma unidade de negócios digitais da SambaTech. Os dados divulgados mostram que 76,2% das companhias do país estão desenvolvendo, ou já implementaram estratégias de digitalização das suas operações.
Como abordado no post anterior do blog, o legado pode e deve ser incluído em toda transformação digital, pois ele traz consigo toda a essência de um negócio e pode tornar o processo de transição muito mais fluido e assertivo.
O legado, que é levado, em grande parte, pelas pessoas que compõem sua equipe, não deve ser descartado ao pensarmos em uma adaptação para o meio digital. Ao invés disso, uma integração do que funciona nos processos mais tradicionais com as inovação do digital pode ser a chave para manter a autenticidade do negócio.
Para isso, existem alguns pontos a se considerar ao decidir o plano estratégico da transformação digital do seu negócio, e nesse artigo, traremos mais detalhes sobre alguns dos pontos positivos do legado e como é possível aplicá-los na digitalização do seu negócio, independente do segmento ou tamanho da sua empresa.
Eles são alguns dos pilares para manter um legado vivo sem deixar sua empresa ficar para trás e se tornar obsoleta, ignorando os avanços tecnológicos que impõe uma maior velocidade e conectividade das empresas para com seus consumidores e colaboradores.
Esses pontos são chave para que o resultado da sua transformação digital seja positiva e o seu legado seja mantido.
Valor Histórico
O passado de marcas tradicionais, que estão no imaginário popular de determinada região não podem ser desperdiçados durante a transformação digital da empresa, por isso é necessário considerar todo o valor histórico que sua marca possui, pois é nele que os clientes depositam sua confiança e fidelidade.
Nem toda empresa é uma startup, e por isso, na hora de inovar, a bagagem de experiências profissionais que a empresa possui e a forma que ela tem de passar sua mensagem e cativar seus consumidores não deve sumir na hora de digitalizar seus processos.
Por isso, use a história da empresa e a forma como ela lida com os clientes, processos e colaboradores como base para impulsionar sua transformação digital.
Pessoas
É nas pessoas que o seu legado vive e sobrevive, independente das oscilações de mercado e mudanças de modelo de trabalho, por isso elas devem ser sempre consideradas e valorizadas durante o processo de transformação digital de uma empresa.
Ainda que seja necessário a automatização de algumas tarefas e a contratação de novos talentos, que entendam e tenham familiaridade com o meio digital, é importante lembrar que os profissionais que ajudaram na construção da empresa são imprescindíveis para que ela continue passando a mesma mensagem e se mantenha autêntica.
Por isso, ainda que eles não possuam tanta familiaridade com o meio digital, existem diversas formas de integrá-los neste meio, através de capacitações, por exemplo, para que seja possível criar um ambiente onde o legado e a inovação coexistam.
E se você quiser saber melhor sobre como integrar seu legado na transformação digital da sua empresa, acesse nosso blog para saber mais.
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