Empresas estabelecidas no mercado podem encontrar algumas dificuldades no processo de crescimento empresarial, porque com muitos anos de experiência, as empresas tendem a seguir somente o modelo de negócio inicial que deu certo. Acontece que, quando empresas tradicionais deixam de investir em inovações para o negócio, podem perder grandes oportunidades de crescimento e de diferenciação no mercado.
E o que acontece é que muitos profissionais que já estão inseridos nesses modelos, não sabem o que pode prejudicar esse crescimento empresarial quando se fala em tecnologia e inovação, e acabam falhando em algumas áreas super importantes para um desenvolvimento saudável e seguro.
É justamente sobre isso que vamos falar: erros que estão impedindo o seu crescimento empresarial. Se você está buscando entender o que pode estar te impedindo, está no lugar certo.
Falta de planejamento e engajamento de equipe
Você já ouviu alguém falando que ‘quem não sabe para onde está indo, vai para qualquer lugar’ ou então ‘quem quer falar com todo mundo acaba falando com ninguém’? São frases comuns e que podem ser aplicadas nesse erro. Você sabe onde sua empresa pode chegar? Foram estipulados objetivos de pequeno, médio e longo prazo? O crescimento desejado é de faturamento, visibilidade, reconhecimento? Essas são algumas perguntas que você junto com seu time podem fazer.
Por maior que seja sua empresa e mesmo que já tenha grande sucesso, todo negócio que deseja ter um bom crescimento empresarial precisa de planejamento em diferentes áreas e para diferentes prazos. É essencial ter OKR (Objetivos e Resultados-chave) bem definidos, para a partir deles, traçar o plano de ação que fará alcançá-los.
Tendo os objetivos estabelecidos é importante que todas as pessoas do time tenham conhecimento dessas metas, isso porque, quando todos estão cientes de onde é para chegar, a execução do planejamento acontece de forma mais fácil. Entenda que quando sua equipe é incluída no processo de crescimento empresarial, todos trabalham buscando atingir o mesmo objetivo, com o mesmo propósito. E essa força de equipe é fundamental para atingir grandes objetivos.
Não investir em inovações e tecnologia
Tecnologia e inovação estão entre os assuntos mais falados quando a pauta é diferenciação de mercado e nova economia. E claro que estaria na nossa lista de erros que impedem o seu crescimento empresarial.
Esse tema está tão em alta, por que não tem como fugir das inovações tecnológicas que estão surgindo e de como tudo isso altera o modo de se fazer negócios. Novas tecnologias são aplicadas nas empresas, gerando mais valor e solucionando dificuldades. Os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à qualidade de produtos e serviços e por isso exigem padrões mais altos. Isso tudo faz parte da chamada Nova Economia.
É importante ressaltar que inovação não é sinônimo de novas tecnologias. Você pode inovar no seu negócio sem o uso de ferramentas tecnológicas. Você pode alterar um processo ou até mesmo criar uma nova forma de realizar algo e através disso, inovar.
Mas sim, você também precisa investir em tecnologia, talvez sistemas ou aplicativos que auxiliem em processos internos ou em desenvolvimento de softwares com uma tecnologia proprietária que agregue valor ao seu produto e ao seu cliente. Para decidir em quais tecnologias investir e o quais se adequam melhor a sua empresa, é fundamental não cometer o primeiro erro que comentamos: falta de planejamento. Com os objetivos e planejamento traçados, você terá maior clareza de como inovar e tornar sua empresa mais tecnológica.
Entenda que, o crescimento empresarial de empresas tradicionais atrelado a inovação. Isso acontece porque empresas tradicionais que seguem padrões antecedente aos anos dois mil tendem a não estar tão familiarizadas com o processo da Nova Economia e por isso, a importância de investir na transformação digital do negócio.
Desenvolver produtos sem foco no cliente
Além da importância de inovar e introduzir novas tecnologias no seu negócio, a Nova Economia mostra que o foco de tudo deve ser o cliente. A cultura de produto é baseada no desenvolvimento de produtos que atendam às necessidades reais dos usuários. Isso quer dizer que, se você ouvir o seu cliente, entender suas dores reais e lançar no mercado algo que sane as dores dos consumidores, sua empresa terá um grande diferencial competitivo.
Os consumidores hoje têm acesso a informações de uma maneira que nunca se teve antes. É muito mais fácil pesquisar sobre produtos, serviços, empresas e comparar quem melhor custo benefício. Além disso, com a digitalização das informações, os usuários dão preferência para empresas que atendam de forma prática e rápida, sem a necessidade de dispor de muito empenho.
Portanto, ofereça ao mercado, produtos e serviços que estejam totalmente focados na solução do problema do usuário. Dessa forma você estará no caminho certo para o seu crescimento empresarial.
Comentários